O Centro Social e Paroquial de Brinches foi fundado em 1981, estando desde a sua génese ligado à Igreja. O objetivo inicial dos responsáveis da instituição foi a criação de uma creche que servisse de suporte à população feminina trabalhadora da freguesia. Contudo, verificou-se que em Brinches o que a população ansiava era um Centro de Dia para os idosos.

Diagnosticada esta necessidade, a Direção decidiu, então, abrir um Centro de Dia em 1983. A instituição foi atendendo os utentes em Centro de Dia, mas rapidamente se constatou que esta resposta social não era suficiente pra dar resposta às necessidades da população idosa e da freguesia. Assim, foi decidido adaptar o edifício para que se pudessem socorrer os casos mais urgentes, de forma a dar abrigo a pessoas deficientes e idosas sem família. Desta forma, em 1991 o Centro Social e Paroquial de Brinches começou a funcionar também com a Resposta Social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Durante cerca de 10 anos, o Centro Social e Paroquial de Brinches funcionou com as Respostas Sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia. Os utentes eram cada vez mais e as listas de espera foram aumentando. Decidiu-se, então, aumentar a oferta de serviços e a instituição passou a dispor, também, do Serviço de Apoio Domiciliário a partir de 2000.

O desejo de dar resposta às necessidades da população da freguesia e a ambição da Direção, fizeram com que em 2000 se iniciasse a construção de um edifício que viria a aumentar a capacidade de resposta aos pedidos solicitados e trazer uma maior dignidade aos utentes das três Respostas Sociais da instituição. Em 2002 é inaugurado o novo edifício com capacidade para 41 utentes em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, 20 em Centro de Dia e 30 em Serviço de Apoio Domiciliário.

A população-alvo do Centro Social e Paroquial de Brinches são, primordialmente, os idosos. No entanto, presta apoio, também, a pessoas portadoras de deficiência física e mental, bem como à comunidade em geral. Este apoio prestado é similar para os utentes das três Respostas Sociais, materializando-se na prestação de serviços em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Apoio Domiciliário e Centro de Dia. Estas três Respostas Sociais proporcionam aos utentes da instituição ajuda na realização de tarefas domésticas e nos cuidados pessoais, apoio psicossocial e a participação em diversas iniciativas, visando contribuir, enfim, para a diminuição do isolamento social do idoso. O Centro Social e Paroquial de Brinches, desenvolve a sua atividade há 30 anos na freguesia de Brinches. Durante estes anos a instituição tem norteado a sua atuação sob duas grandes vertentes: prestar apoio à população idosa, fator que se tem acentuado gradualmente, e combater o crescente desemprego nesta freguesia. Através das Respostas Sociais de ERPI, SAD e CD, a instituição presta apoio a 87 utentes. Os utentes são de ambos os sexos e, nas três Respostas Sociais, a faixa etária com maior relevância é a dos 80/89 anos, o que representa um elevado número de pessoas dependentes.

Tendo em que, em Brinches, segundo os censos de 2011, existiam 340 pessoas com 65 e mais anos, o Centro Social e Paroquial de Brinches, única instituição da freguesia, apoia cerca de ¼ da população idosa da freguesia, prestando, também, apoio a pessoas portadoras de deficiência física e mental.

O trabalho que é desenvolvido e o número de idosos a quem prestamos apoio tem vindo a aumentar desde 2002, data em que foi inaugurado o novo edifício, que permite que todos os utentes, autónomos ou não, possam circular e usufruir de todos os espaços da instituição. Independentemente da Resposta Social em que se encontrem, os utentes do Centro Social e Paroquial de Brinches dispõem de um leque de serviços que se vai adaptando à medida das necessidades de cada um. Estes serviços visam abranger todas as vertentes da vida dos nossos utentes, tendo sempre em linha de conta as diversas patologias destes, que passam pela doença de Alzheimer, Parkinson, Diabetes, AVC, Hipertensão, Alcoolismo, entre outras.

Fomentando a autonomia e a participação ativa dos utentes no seu percurso e no delinear dos cuidados a prestar, estão á disposição destes os serviços de alimentação, tratamento de roupas, cuidados de higiene e imagem, cuidados médicos e de enfermagem, acompanhamento a consultas e exames médicos, cuidados de higiene habitacional, apoio a pequenas diligências ao exterior, promoção de atividades de animação e ocupação de tempos livres. Todos os recursos de que a instituição dispões têm sido postos ao dispor dos utentes e das suas famílias, pois considera-se fundamental o envolvimento destas na construção do dia-a-dia do idoso.